domingo, 19 de fevereiro de 2012

A Câmara de Âmbar


Descrita como a oitava maravilha do mundo por aqueles que a viram, a Câmara de Âmbar é certamente o mais exclusivo tesouro perdido da história.
Ela era uma sala de 1.021 m2 que consistia de de grandes painéis de parede incrustados com varias toneladas de pastilhas de âmbar, grandes espelhos com molduras de folhas de ouro e quatro magníficos mosaicos florentinos. Disposto em três camadas, o âmbar foi incrustado com joias preciosas, e vitrines de vidro hospedavam uma das mais valiosas coleções de arte russa e prussiana já reunida.
Criada para o rei da Prússia, Frederico 1º e dada ao czar russo Pedro, o Grande em 1716, a Câmara Âmbar estava localizada no Palácio Catarina, perto de São Petersburgo. Hoje esse tesouro estaria avaliado em mais de US$ 142 milhões.
Quando Adolf Hitler direcionou sua máquina nazista para a Rússia, os guardiões da Câmara Âmbar ficaram nervosos. Eles tentaram mudá-la de lugar, mas o âmbar começou a desmoronar, então eles tentaram cobri-lo com papel de parede. Não foram bem-sucedidos, e quando os nazistas tomaram Leningrado (ex- São Petersburgo), em outubro de 1941, eles reivindicaram a Câmara âmbar e a colocaram em exibição no Castelo Königsberg durante o resto da guerra.
Contudo, quando Königsberg se rendeu, em abril de 1945, o fabuloso tesouro não foi encontrado em lugar algum. A Câmara Âmbar nunca mais foi vista novamente. Os soviéticos inadvertidamente destruíram seu próprio tesouro com bombas? Ele foi escondido em um agora perdido  bunker subterrâneo fora da cidade? Ou ele foi destruído quando o Castelo Kösnigsberg foi queimado logo depois que a cidade se rendeu?
Provavelmente nunca saberemos ao certo. Mas felizmente para os amantes da opulência, a Câmara Âmbar foi detalhadamente recriada e está em exposição no Palácio Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário